29 de outubro de 2015

NO DIA NACIONAL DO LIVRO, 4 LIVROS PARA VOCÊ LER NESSE FIM DE SEMANA


Os amantes de livros não poderiam deixar de lado uma data tão especial, como o Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro. Então, para comemorarmos essa data, o Nerd Leitor te dar 4 dicas de livros NACIONAIS para você ler nesse fim de semana, um para cada dia.

Confira logo abaixo!

  Dia Nacional do Livro: História

 Comemorado em 29 de outubro, a data celebra a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, fundada em 1810. A Biblioteca localiza-se na cidade do Rio de Janeiro e é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e também a maior biblioteca da América Latina.


 O núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje em cerca de 9 milhões de itens, é a antiga livraria de D. José, organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.

#4 "Naná descobre o céu" - José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta

  Naná é uma indiazinha guarani que nasceu por volta de 1600 no sul do Brasil. Ela se divertia com as diversas mães, acreditava em muitos deuses e adorava azucrinar o seu amiguinho Tatá. Mas o cotidiano da menina mudou radicalmente depois que Padre Inácio chegou na aldeia.

 Sem saber, ela presenciou uma verdadeira revolução que, mais tarde, se transformou nas famosas Missões. Mas isso já é uma outra história, para Naná o importante mesmo era lutar pela preservação da cultura do seu povo e a busca da legendária Terra Sem Males.


 Um dos meus livros nacionais favoritos! Lembro-me que o li quando estava na quinta série e foi uma das minhas leituras mais belas. O leitor irá se apaixonar pela Naná, como quem vos escreve!

#3 "O calcanhar de Aquiles" - Duda Teixeira



'O calcanhar do Aquiles' é um livro que reconta, em linguagem acessível e bem-humorada, as passagens mais curiosas da história e da mitologia grega. O texto passeia pelos heróis, pelos mitos e, claro, pelo legado deixado pela Grécia Antiga à civilização ocidental. Além dos textos, o volume conta com ilustrações do premiado cartunista Gilmar Fraga.

#2 "Um sorriso ou dois" - Frederico Elboni
 

Para Frederico Elboni, não existe certo ou errado quando os sentimentos estão em pauta. O que importa é encontrar harmonia e equilíbrio entre quem somos e o que fazemos; entre nossas ações e nossa perspectiva diante da vida.
 E, consciente de que mulheres trazem na bagagem alguns conflitos internos em relação ao mundo e aos homens – e haja conflito! -, esse jovem autor se dirige a elas: mulheres apaixonadas, decepcionadas, ingênuas, destemidas... Todas ansiosas por palavras que as façam abrir em seu rosto um lindo e incessante sorriso. Ou dois.

A linguagem bastante envolvente do Fred deixa qualquer um empolgado para folhear o livro de uma vez só!

#1 "Pimenta do Reino em Pó" - Cláudio Levitan

 Toda a confusão ocorre em pleno domingo de manhã e provoca um corre-corre na família: a polícia é avisada sobre o desaparecimento, e os parentes, aflitos, se reúnem para esperar alguma notícia sobre o paradeiro de Leôncio. Enquanto isso, Matias, Alice e Tiago vão se distrair no porão e acabam sendo os únicos a encontrar a verdadeira razão do sumiço: a obra que o avô estava lendo revelava o caminho para uma terra desconhecida, o Reino em Pó, habitado por estranhos seres como a Bruxa, o Exército dos Peçonhentos e os pequenos búldrios. A partir dessa descoberta, as crianças traçam um plano para trazer o avô de volta, mas até isso acontecer – com a ajuda da sábia goiabeira – vão viver um sem-fim de aventuras e voltar com muitas histórias para contar.

 Sem dúvida, "Pimenta do Reino em Pó" tornou-se um dos melhores livros nacionais que li na vida!Todo o mistério com o sumiço do avô, as criaturas que as crianças encontram no reino e o desfecho inesperado fizeram com que o livro de Cláudio Levitan torna-se o melhor já lido. Lembro-me que o li no ensino fundamental, há uns 5 anos, e nunca mais tive a oportunidade de ler essa obra novamente.

Um Feliz Dia Nacional do Livro e nunca esqueça de que o livro é o seu passaporte para o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário